Guia de Utilização, Manutenção e Segurança do Pneu
1.1 Escolha o pneu adequado
- Substitua os pneus por outros da mesma medida recomendada pelo fabricante do veículo.
- No caso de pneus tipo câmara, é recomendável a troca da câmara e protetor.
- É recomendada a substituição da válvula ao montar um pneu novo.
- Verifique se o índice de carga é o símbolo de velocidade são adequados ao seu veículo.
- Ao repor apenas dois pneus (no caso de veículos de passeio), instale-os no eixo traseiro do veículo.
- Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade são compatíveis com o recomendado pela montadora ou com o tipo de serviço do veículo.
- Nunca monte pneus de dimensões ou construções diferentes num mesmo veículo, exceto quando indicado pela montadora do mesmo.
- Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional), desenhos de banda de rodagem diferentes, pneus novos com usados ou reformados, no mesmo eixo do veículo.
1.2 Conserve seu veículo
Os pneus são apenas uma parte do complexo conjunto que forma a suspensão do veículo.
A correta manutenção de rodas, rolamentos, buchas, válvulas, molas, amortecedores e demais peças contribui com a vida útil, o desempenho e a segurança dos pneus. Caso necessite de uma avaliação completa na suspensão do seu veículo entre em contato com as nossas revendas no telefone 2069-9363 e agende uma inspeção completa do seu veículo.
1.3 Equivalência de Velocidade
A tabela abaixo explicita a equivalência entre o símbolo de velocidade e a velocidade
Obs.: O Símbolo de velocidade Z – acima de 240km/h
Verifique o limite de velocidade estampado no costado do pneu.
1.4 Pressão do Ar (Calibragem dos pneus)
A pressão do ar é um fator primordial na vida de um pneu. É o que mais afeta o desgaste do pneu e, consequentemente, reduz sua vida útil.
Orientações
- Utilize sempre a pressão do ar recomendada pelo manual do fabricante do veículo.
Para utilitários, utilizar a pressão de ar relacionada à carga e velocidade do veículo.
- Verifique as pressões semanalmente, sempre com os pneus frios e utilizando calibradores aferidos
- Não esqueça de calibrar o estepe
- Jamais retire o ar quente dos pneus
- Por ocasião da checagem das pressões, examina as válvulas e recoloque suas respectivas tampas.
1.5 Alinhamento
O Alinhamento da direção pode prolongar a vida de seus pneus. A direção desalinhada faz com que o pneu se arraste lateralmente nas retas, provocando desgastes irregulares, comprometendo a dirigibilidade e a segurança do veículo.
Pneus que “cantam” nas curvas e volantes que teimam em permanecer tortos nas retas, são sintomas de desalinhamento.
Recomenda-se verificar ou refazer o alinhamento, no máximo, a cada 5.000 km.
Refaça o alinhamento:
- Após fortes impactos
- Quando constatado desgaste irregular dos pneus
- Quanto os pneus forem substituídos ou houver rodízio entre eles.
- Quando forem substituídas peças da suspensão.
1.6 Balanceamento
A falta de balanceamento adequado provoca a oscilação do conjunto pneu/roda e transmite uma trepidação ao volante, reduzindo a vida útil dos pneus e provocando um grande desconforto ao dirigir.
Recomenda-se verificar ou refazer o balanceamento, no máximo, a cada 5.000 km.
Refaça o balanceamento:
- Quando os pneus forem substituídos, montados ou desmontados (quando houver
rodízio entre eles, verificar necessidade)
- Quando surgirem vibrações ou trepidações
- Quando houver reparo no pneu.